miércoles, 29 de abril de 2009

Guyana Bloquea el puente sobre el río Tucutu

http://www.raisg.socioambiental.org/node/147

Guiana bloqueia nova ponte na fronteira e quer presidentes na reabertura.



A precipitação do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), em inaugurar a ponte que liga seu Estado à Guiana acabou provocando um pequeno incidente diplomático com o país vizinho, que proibiu a passagem de carros sobre a obra já concluída.

O problema começou no último domingo. Sem a presença de autoridades guianenses, a ponte, de 230 metros, foi aberta com uma cerimônia oficial, realizada em Bonfim (125 km de Boa Vista) pelo governo de Roraima.

Surpreendido com a notícia, o governo do presidente Bharrat Jagdeo só está permitindo a passagem de pedestres e motocicletas. Segundo o jornal "Folha de Boa Vista", o bloqueio, na cidade fronteiriça de Lethem, está sendo feito por tambores e caminhões atravessados.O impasse provocou uma entrevista coletiva da chanceler Carolyn Rodrigues-Birkett. Ela disse que a ponte sobre o rio Tacutu não pode ser aberta antes da conclusão de negociações com o Brasil sobre o funcionamento do serviço imigratório.

O governo da Guiana quer que a ponte, cujas obras já foram concluídas, seja inaugurada pelos dois presidentes, mas não há data prevista.

Segundo fontes diplomáticas, o Itamaraty está negociando com o governo guianense uma abertura provisória da ponte, cuja construção foi iniciada há mais de dez anos. A região fronteiriça da Guiana tem uma crescente população brasileira, que se dedica principalmente à mineração.A reportagem da Folha tentou contatar o governador Anchieta Júnior ontem, mas ele não foi localizado.

Folha de São Paulo, 29/04/2009
FABIANO MAISONNAVE

de Caracas


Nota del Editor del blog: Al referenciarse a la República Cooperativa de Guyana se deben de tener en cuenta los 159.500 Km2, de territorios ubicados al oeste del río Esequibo conocidos con el nombre de Guayana Esequiba o Zona en Reclamación sujetos al Acuerdo de Ginebra del 17 de febrero de 1966.

No hay comentarios: