miércoles, 30 de agosto de 2017

Grupos de Trabalho do SIALAT 2017





GT 01 – Estado, políticas e novas configurações do mercado na América Latina.

Coordenadores:  Nirvia Ravena (NAEA/UFPA), Marcela Vecchione Gonçalves (NAEA/UFPA), José Raimundo Trindade  (PPGECO/UFPA), Rosane de Seixas Brito Araujo (NAEA/UFPA), Jader Gama (GETTAM/NAEA/UFPA).

Debatedor: Violeta Loureiro  (PPGSA/UFPA). (A confirmar)

Ementa: O Grupo de Trabalho Estado e suas políticas tem como objetivo reunir trabalhos de caráter teórico ou empírico que estejam relacionados a perspectiva de desenvolvimento e da ação do Estado através de suas políticas e como estas impactam a vida social e atendem ou não a questões da desigualdade social. O GT contempla várias abordagens, de estudos de caso de políticas específicas às análises comparativas entre políticas e períodos históricos, nas diferentes esferas do governo. Contempla ainda as análises sobre as tensões e os conflitos na relação Estado e sociedade, atores, dinâmicas, participação e poder local, controle social e limites da democracia no Brasil e em outros países da América Latina.

GT 02 – Movimentos sociais e lutas sócio-territoriais: olhares sobre a África e a América Latina.

Coordenadores:  Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF), Rodrigo Peixoto (PPGSA/UFPA), Pierre Teisserens (Université Paris 13), Flávio dos Santos Gomes (UFRJ), Assunção José Pureza Amaral (UFPA-Castanhal), José Sobreiro Filho (UFPA-Ananindeua), Raifran Abidimar de Castro (IFMA).

Debatedores: Pierre Teisserens (Université Paris 13) e Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF).

Ementa: Esse GT propõe-se a debater trabalhos sobre realidades e categorias analíticas que discorram sobre instrumentais teórico-metodológicos nos estudos sobre atores locais e como organizam suas redes de atuação políticas, reatualizando as lutas sociais. Olhares cruzados sobre África e América Latina nos remetem à questão da escravidão, da dominação colonial e de diversos tipos de racismo, no passado e no presente latino-americano. Nesse contexto o GT contempla estudos sobre diferentes processos sociais e em que contextos os atores locais desenvolvem lutas sócio-territoriais, mobilizações políticas e movimentos sociais, sejam urbanos, rurais e/ou étnicos na defesa de direitos e na reafirmação de pertencimentos, a exemplo de povos indígenas, grupos quilombolas, camponeses, pescadores e demais comunidades tradicionais, e trabalhadores que tem seus territórios amaçados  sob os impactos de políticas, de empresas e de projetos de desenvolvimento.



GT 03 – Colonialidade e grandes obras de infra-estrutura: hidrelétricas, portos, hidrovias, rodovias e ferrovias.

Coordenadores: Luiz Fernando Novoa (UNIR), Sara Alonso (Universidade de Barcelona), João Márcio Palheta (PPGEO/UFPA), Sabrina Mesquita (ICSA e GETTAM/NAEA/UFPA), Jondison Rodrigues (GETTAM/NAEA).

Debatedores: Philip Martin Fearnside (INPA), Luiz Fernando Novoa (UNIR), Sara Alonso (Universidade de Barcelona)

Ementa: Esse GT se propõe discutir concepções predominantes na Pan-Amazônia, com extensão para demais países da América Latina, no que tange ao planejamento, implantação e operacionalização de grandes projetos hidrelétricos e de mineração. Interessa reunir trabalhos que revelem questões e conflitos sociais que problematizem os políticos, ambientais e mesmo econômicos relacionados às grandes obras, mobilidade do trabalho, do capital, conflitos entre esferas de poder, violência institucional e social, precarização de direitos e da cidadania.



GT 04 – Natureza, sociedade e direitos: políticas e conflitos na América Latina e na Pan-Amazônia.

Coordenadores:  Edila Moura (PPGSA/UFPA), Voyner Canete (PPGSA/UFPA), Juarez Carlos Brito Pezzuti (NAEA/UFPA), Emilie Stoll (Museum National d’Histoire Naturelle), Maria José da Silva Aquino (PPGSA/UFPA), Maria Ernestina Garreta Chanoy ( Colômbia), Simy Correa ( MPF – GETTAM/NAEA/UFPA).

Debatedora:  Pascale De Robert (IRD – França)

Ementa: O GT procura atrair trabalhos que tenham sido feitos com a intenção de entender de maneira crítica a profusão de discursos sobre meio ambiente e sobre sustentabilidade, entre outros conceitos que têm sido produzidos e incorporados ao debate sobre meio ambiente e seus impactos, e a relação entre sociedade, economia e natureza. A ideia é entender, em uma perspectiva interdisciplinar, a relação entre os agentes do campo ambiental, e revelar os sentidos que têm orientado estas relações sociais, os conflitos, as ideias evolucionistas presentes e como as relações coloniais perpassam os discursos de sustentabilidade intra e interegiões e localidades. São bem vindos trabalhos sobre conflitos socioambientais (água, mineração, energia, mudanças climáticas, mercado de carbono etc) e trabalhos sobre políticas ambientais, estratégias de controle social e gestão de territórios.



GT 05 – Mineração, desastres e neoextrativismos na América Latina.

Coordenadores: Eunápio do Carmo (CESUPA e GETTAM/NAEA/UFPA), Paola Bolados (UV – Chile), Gilberto Marques (PPGE/ICSA/UFPA), Indira Rocha (ICSA/UFPA), Pedro Henryque Paes Loureiro de Bragança (UNAMA e GETTAM/NAEA/UFPA)

Debatedora: Paola Bolados (UV – Chile).

Ementa: O GT visa debater a mineração na América Latina e o seu papel no mundo atual, principalmente na produção de desigualdades, riscos, violências e expropriações na realidade contemporânea. Além disso, o GT visa discutir os limites da política de mineração e contribuir com movimentos sociais, de forma a questionar e negar as bases dessa política desenvolvimentista e extrativista insustentável e socialmente injusta.



GT 06 – A Mídia, produção de imagens e estratégias de discursos em disputa.

Coordenadores:  Fabio Castro (PPGCOM/UFPA), Ana Prado (NAEA/UFPA), Elaide Martins (PPGCOM/UFPA), Otacílio Amaral Filho (ILC/UFPA), Larissa Carreira (GETTAM/NAEA/UFPA).

Ementa: Este GT tem o propósito de debater trabalhos que tragam uma contribuição de pesquisa sobre a mídia e a construção de imagens, informações e confrontos no sentido de desvelar processos e discursos sobre as relações entre comunicação e política, comunicação e meio ambiente. O GT acolhe trabalhos com base em pesquisas empíricas, teóricas e reflexões que tenham como objetivos entender a dimensão discursiva e simbólica da mídia na relação com a política, de que forma esses discursos transitam e sua relação com a construção da democracia na Pan-Amazônia e na América Latina.

GT 07 – Cidades e transformações do urbano na América Latina.

Coordenadores: Saint-Clair Trindade (NAEA/UFPA), Simaia das Mercês (NAEA/UFPA), Philippe Plas (Universidade Paris 13, França), Sandra Helena Ribeiro Cruz (ICSA/UFPA), Helena Lúcia Zagury Tourinho (UNAMA), Welson Cardoso (ICSA/UFPA-GETTAM), Márcio Douglas Brito Amaral (FGC/IFCH/UFP)

Debatedores: Saint-Clair Trindade (NAEA/UFPA) e Philippe Plas (Universidade Paris 13, França)

Ementa: O campo da vida urbana tem sido um dos temas centrais nas análises das ciências sociais abrigando várias abordagens pela sociologia, antropologia, ciência política, geografia e pelo campo do urbanismo, permitindo conhecer a diversidade da cultura urbana como mostram os estudos realizados nos diferentes países da América Latina, com abordagens quantitativas e/ou qualitativas. Pretende-se com este GT discutir trabalhos resultantes de pesquisa teórica ou empíricas sobre a vida urbana, considerando categorias chave como tempo, espaço, identidade, singularidade, diferença, cotidiano, cultura, economia urbana e global, política e planejamento urbano e regional. O GT contempla ainda trabalhos que abordem as manifestações políticas nas cidades, ou em seu entorno mas a elas articuladas, visando fomentar o debate crítico sobre o urbano e limites  e potencialidades da ação política e da democracia.

GT 08 – Migração, mobilidade e deslocamentos: exclusão social, diferenças culturais e ação política.

Coordenadores:  Luis Aragon Vacca (NAEA/UFPA), Marcel Hazeu  (ICSA/UFPA-GETTAM), Pedro Staevie (UNILA, France Rodrigues (PPGSOF/UFRR), Solange Gayoso (ICSA/UFPA)

Debatedor: Hector Atilio Poggiese (UBA-Argentina) e Luis Aragon Vacca (NAEA/UFPA)

Ementa: Esse GT procura criar discutir processos recentes de mobilidade de população – desde as migrações regionais e nacionais até as migrações internacionais que têm sido retornadas recentemente como tema relevante no entendimento da relação entre política e deslocamentos. Tema que envolve, de forma central, a relação entre Estados nacionais e a sociedade civil, relação entre história, legislações e lutas territoriais no plano interregiões, tornando os conflitos atuais como questões internacionais.

GT 09 – Pensamento social e imaginário na América Latina.

Coordenadores: Ana Maria Araújo (Udelar-Uruguai), Renan Freitas Pinto (UFAM), Edna Castro (GETTAM/NAEA/UFPA), Sirlei Silveira (UFMT), Amarildo Ferreira Júnior (UFRR)

Debatedora: Adelia Maria Miglievich Ribeiro (UFES) e Ana Maria Araújo (Udelar-Uruguai) 



Ementa: Este GT pretende reunir trabalhos que busquem entender dimensões do pensamento social brasileiro e latino-americano voltado a grandes temas contemporâneos. Busca colocar em debate categorias, teorizações e interpretações sobre a sociedade e como esses elementos interferem no entendimento da realidade social. O GT pretende formular uma agenda de pesquisa sobre o tema, visando compreender as complexas e crescentes tensões entre movimentos sociais e Estado observada desde manifestações de ruas a mobilizações mais organizadas em diversos países latino-americanos nas últimas décadas. Entre eles são bem vindos estudos críticos sobre narrativas históricas e a produção de sentido sobre desenvolvimento na América Latina; interpretações sobre novos processos de ocupação dos territórios,  conflitos, tensões geopolíticas, processos de integração na América Latina e Caribe; colonialismos,  imperialismos e processos de desestabilização; povos originários, etnias e neocolonialismo: as lutas dos movimentos sociais, plurinacionalismo e refundação do Estado.

GT 10 – Campesinato e conflitos fundiários na América Latina.

Coordenadores: William Santos de Assis (NCADR/UFPA), Delma Pessanha Neves (UFF), Dalva Motta (EMBRAPA), Fabiano Bringel (UEPA), James Léon Passa Monsalve  (Colômbia).

Debatedores: Delma Pessanha Neves  (UFF), Laure Empaire  (IRD – França) e Dalva Motta (EMBRAPA)

Ementa: Nas últimas décadas governos nacionais, juntamente com grandes empresas, ampliaram seu campo de atuação com a instalação de projetos de desenvolvimento regional observando-se a produção de conflitos na medida em que eles avançam sobre os territórios de povos de povos tradicionais (indígenas, quilombolas, pequenos produtores familiares, ribeirinhos, pescadores, etc), verificando-se impactos significativos sobre as cidades e os territórios urbanos.  Interessa ao GT analisar as novas formas de mobilização e de produção de processos coletivos de enfrentamento visando garantir seus projetos de vida coerentes com suas próprias demandas.



GT 11 – Gênero, colonialidade e teorias feministas na América Latina.

Coordenadores: Luzia Álvares (PPGCP/UFPA), Cristina Cancela (PPGHIST/UFPA), Socorro Amora (ICSA/UFPA)

Ementa: O GT visa discutir a perspectiva crítica da colonialidade do poder como chave analítica para a América Latina, e tem como linhas de investigação o questionamento do pensamento eurocêntrico e as opções cognitivas contra racionalidade moderna, que abrem a possibilidade de construir novas áreas de investigação. Nesse quadro, o GT visa destacar as descolonialidades feministas na América Latina, que envolvem uma reavaliação dos conhecimentos e outras possibilidades de resistência, bem como propõem uma mudança nas discussões sobre as teorias do gênero, descentralizando o olhar sobre os feminismos eurocentrados que não dão conta de análises que relacionam gênero e raça, identidades de gênero e identidades culturais.

GT 12 – Cultura, mercados, tradições e turismo na América Latina.

Coordenadores: Silvio Figueiredo (NAEA/UFPA), Carmem Izabel Rodrigues (PPGSA/UFPA), Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega (UFRN), Mirleide Chaar (NAEA/UFPA), Iraneide Souza Silva (GETTAM/NAEA/UFPA).

Ementa: O GT acolhe trabalhos que tratem das dimensões da problematização da cultura e sua relação com a política e o mercado. Artigos sobre cultura e mercados populares e sobre processos de aprofundamento das políticas e estratégias de turismo voltadas para este cenário. Serão bem vindas reflexões que tratem da colonialidade de saberes, das tradições e da cultura, e que valorizem a sociobiodiversidade da América Latina, seus povos e sua memória social.



GT 13 – Trabalho, mercado de trabalho e desemprego: novas regulações, novas formas de dominação?  

Coordenadores: Izabel Valle (UFAM), Elenise Scherrer (UFAM), Antônia Nascimento (PPGSS/UFPA), Vera Lúcia Gomes (PPGSS/UFPA), Alexandre Lins (PPGDSTU/UFPA), Marília Lobato (UNIFAP).

Debatedor: : Armando Lírio  (PPGE/UFPA).  A confirmar

Ementa: O GT se propõe a fazer um balanço do tema trabalho no contexto das novas agendas econômicas na América Latina, em especial, de precarização do trabalho e perda de direitos, bem como o crescimento do desemprego e a mutação do mercado de trabalho. Há interesse em problematizar o tema na perspectiva das ciências sociais numa visão crítica e interdisciplinar, no sentido de estudar as formas de apropriação, dominação e subjetivação envolvidos no debate.


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR                 
Horário    27 de novembro     Horário    28 de novembro     Horário    29 de novembro
09h00       Credenciamento     08h30-10h40   Mesa Redonda 02   08h30-10h30       Mesa Redonda 03
10h30-11h00   Abertura Oficial      10h40-11h00   Intervalo 10h30-10h40         Intervalo
11h00-12h00   Conferência de abertura         11h00-12h00  Conferência II         10h40-12h30   Mesa Redonda 04
12h00-14h00   Almoço    12h00-14h00   Almoço    12h00-14h00   Almoço
14h00-16h00   1ª  Sessão Grupos de Trabalho      14h00-16h00   1ª  Sessão Grupos de Trabalho   14h00-16h00   1ª  Sessão Grupos de Trabalho
16h00-18h00   2ª  Sessão Grupos de Trabalho      16h00-18h00   2ª  Sessão Grupos de Trabalho   16h00-17h40   2ª  Sessão Grupos de Trabalho
18h00-18h20   Intervalo 18h00-18h20   Intervalo 17h40-18h00   Intervalo
18h20-20h00   Mesa Redonda 01   18h20-19h20   Mostra de Documentários        18h00-19h00  Conferência de Encerramento
20h00-21h00   Lançamento de Livros e Revistas Programação Cultural         18h20-20h20   1ª Sessão Minicursos e Oficinas     18h00-20h00   1ª Sessão Minicursos e Oficinas
                  2ª  Sessão Minicursos e Oficinas            2ª 2a Sessão Minicursos e Oficinas
IDIOMA
PT | EN | ES


Pesquisar
  Pesquisar
MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO
Folder Sialat 2017

TÓPICOS RECENTES
Lançamento de Livros e Revistas
Resultado da Seleção de Resumos.
INSCRIÇÃO
314
Prorrogação de prazo para envio de resumos
ARQUIVOS
agosto 2017
junho 2017
maio 2017
CATEGORIAS
Sem categoria
Copyright © 2017 SIALAT 2017. Powered by WordPress. Tema: Esteem por Theme

2005 La Guayana Esequiba – Zona en Reclamación. Instituto Geográfico Simón Bolívar
Primera Edición

La Guayana Esequiba Zona en Reclamación
Terminología sobre cómo referenciar la Zona en Reclamación-Guayana Esequiba.


Nota del editor del blog:

Al referenciarse a la República Cooperativa de Guyana se deben de tener en cuenta los 159.500Km2, de territorios ubicados al oeste del río Esequibo conocidos con el nombre de Guayana Esequiba o Zona en Reclamación sujetos al Acuerdo de Ginebra del 17 de febrero de 1966.

Territorios estos sobre los cuales el Gobierno Venezolano en representación de la Nación venezolana se reservó sus derechos sobre los territorios de la Guayana Esequiba en su nota del 26 de mayo de 1966 al reconocerse al nuevo Estado de Guyana:

“...por lo tanto, Venezuela reconoce como territorio del nuevo Estado, el que se sitúa al este de la margen derecha del río Esequibo y reitera ante la comunidad internacional, que se reserva expresamente sus derechos de soberanía territorial sobre la zona que se encuentra en la margen izquierda del precitado río; en consecuencia, el territorio de la Guayana Esequiba sobre el cual Venezuela se reserva expresamente sus derechos soberanos, limita al Este con el nuevo Estado de Guyana, a través de la línea del río Esequibo, tomando éste desde su nacimiento hasta su desembocadura en el Océano Atlántico...”
  


Mapa que señala el Espacio de Soberanía Marítima Venezolana que se reserva, como   Mar    Territorial mediante el Decreto Presidencial No 1152 del 09 de Julio de 1968

No hay comentarios: